Seminário Mudanças Climáticas e Patrimônio

Seminário apresentará estudos e pesquisas sobre a emergência climática e seus efeitos no patrimônio natural e cultural do Brasil

O Comitê Mudanças Climáticas e Patrimônio ICOMOS – BR (International Council on Monuments and Sites) e o Laboratório de Arqueologia Pública Paulo Duarte (LAP/Nepam) convidam a comunidade acadêmica para participar e submeter trabalhos a serem apresentados no Seminário Patrimônios e Crise Climática. A submissão deve ser realizada até o dia 20 de novembro, nas seguintes áreas temáticas: “Mudanças Climáticas e Patrimônio”, “Patrimônio Cultural” e “Povos Indígenas”.

O evento virtual acontecerá entre 7 e 9 de dezembro de 2021. Nele serão apresentados estudos e pesquisas sobre a emergência climática e seus efeitos no patrimônio natural e cultural do Brasil. Também será feito um debate sobre a participação das culturas indígenas e das comunidades tradicionais nos processos decisórios, na gestão e na pesquisa sobre o patrimônio.⁠

7/12 – Terça-Feira

14h – Sessão de cinema: Documentário e patrimônio, a experiência Acampadoc

19h – Conferência de Abertura – Mudanças climáticas e patrimônio cultural, uma perspectiva latino-americana