Laboratório de Arqueologia Pública Paulo Duarte

Divulgação Científica e Arqueologia Pública

A Arqueologia produz saberes fundamentais para a compreensão do mundo em que estamos inseridos. Tendo como premissa sua indissociação com a sociedade como um todo, desenvolvemos os seguintes projetos no campo da divulgação científica e da Arqueologia Pública.

Em  breve traremos informações dos projetos de Divulgação Científica e Arqueologia Pública reformulados.

Arqueologia: as histórias presentes em nossas vidas

O projeto procurou promover o diálogo entre Arqueologia Pública e Divulgação Científica e, para tanto, propôs a divulgação da Arqueologia para o público infantil por meio de um livro e oficinas que foram realizadas durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2014. A Semana é um importante evento anual organizado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. O projeto teve parcerias com a Universidade Federal de Alfenas e com a Universidade Federal de Pelotas. Assim, as oficinas foram realizadas em escolas públicas das cidades de Campinas – SP, Alfenas – MG e Pelotas – RS. Foram atendidas mais de 500 crianças e distribuídos mais de 600 livros, inclusive para as bibliotecas das escolas. Todo projeto contou com financiamento do CNPq.

“LAP com as Escolas” – pesquisas, ações e metodologias em Arqueologia Pública

O projeto “LAP com as Escolas” tem por objetivo atuar com professores e alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio das escolas públicas de Campinas e região, conectando a universidade, por meio da Arqueologia, com a comunidade em geral. Desenvolvido desde o ano de 2012, o projeto visa à aproximação dos alunos de escolas públicas, por meio de conversas, palestras, oficinas e exposições ao mundo da Arqueologia. Através dessas atividades, os estudantes e professores podem conhecer, visualizar e tocar os materiais arqueológicos que estão sob a guarda do LAP e que foram retirados de escavações ocorridas na primeira década do século XXI em cidades dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Experiência nova para a grande maioria desses alunos, atividades como esta podem despertar novos interesses curiosidades, ao passo que proporcionam não apenas conhecimento e informação, mas também uma produção reflexiva sobre o papel da História e da Arqueologia. Atualmente o projeto passa por uma reestruturação.

Pibic

O “Pibic em” é um programa financiado pelo CNPq pelo qual estudantes do Ensino Médio de Escolas Públicas têm a oportunidade de participar de atividades dentro da universidade e sob a orientação de professores ou pesquisadores. Os objetivos do programa são “Fortalecer o processo de disseminação das informações e conhecimentos científicos e tecnológicos básicos, e desenvolver atitudes, habilidades e valores necessários à educação científica e tecnológica dos estudantes”. De outro lado, os docentes e estudantes de graduação ou pós-graduação têm a oportunidade de interagir de uma maneira única e direta com o ensino de nível médio. Ao final das bolsas, os alunos desenvolvem pequenos projetos de divulgação científica. O LAP vem recebendo alunos do ensino médio desde 2012. Abaixo, seguem dois produtos finais desenvolvidos pelo LAP e pelos alunos dessa modalidade de bolsa:

– 2013 – História em quadrinhos “De dinossauros ao patrimônio – descobrindo a Arqueologia”

A presente AH e fruto do trabalho das então alunas do Ensino Médio da rede pública de Campinas e região: Débora de Almeida, Janayne Rocha, Gabriela de Freitas Silva e MArilen Cristina do Nascimento Fernandes, que participaram do Programa de Iniciação Científica Júnior - PIC Jr. (Unicamp/CNPq) 2011/2021. O trabalho foi apresentado como produto final dos projetos: "Acervo arqueológico do arquivo Paulo Duarte", coordenado pelo Prof. Dr. Pedro Paulo A. Funari, e "Leituras do mundo material: práticas em um Laboratório de Arqueologia Pública", coordenado pela Profa. Dra. Aline Vieira de Carvalho. Dezembro de 2012