Laboratório de Arqueologia Pública Paulo Duarte

Projetos em execução

Projetos de pesquisa em andamento desenvolvidos pelo LAP/Nepam

Patrimônio arqueológico da costa do litoral norte de São Paulo: sustentabilidade e elaboração de indicadores qualitativos e quantitativos de vulnerabilidade

A presente pesquisa parte da premissa de que a gestão do patrimônio arqueológico deve ser pensada no cenário marcado por eventos extremos, que tencionam questões sociais e ambientais. Tomamos como estudo de caso o patrimônio arqueológico da faixa litorânea e centrada na malha urbana do litoral norte de São Paulo, com o foco no município de Ubatuba. Entendemos o estudo de caso como um laboratório para a compreensão do status do patrimônio arqueológico em áreas de vulnerabilidade socioambiental e, assim, como base para compreensão de estratégias que podem ser elaboradas para a gestão integral desse patrimônio. No caso dos patrimônios arqueológicos do litoral norte de SP, é bastante evidente sua exposição a fatores sociais, como especulação imobiliária, aumento da atividade turística, ocupações sem planejamento em encostas com declives acentuados, questionamentos sobre a funcionalidade, limites e legitimidades do Parque Estadual da Serra do Mar, entre outros, e aos fatores ambientais, como mudanças climáticas e suas decorrentes elevações do nível do mar, mudança nos regimes de chuva, alteração no solo local, inundação de determinadas áreas e assim por diante. Diante da vulnerabilidade crescente à que esses patrimônios estão expostos, a pesquisa tem três objetivos centrais: a criação dos indicadores qualitativos e quantitativos de vulnerabilidade como parâmetros para a tomada de decisão no que se refere a gestão do patrimônio arqueológico; 2. A produção de uma cartografia social do patrimônio arqueológico da costa do litoral norte de São Paulo e criação de uma plataforma digital e pública com dados atualizados acerca dos sítios arqueológicos da região; e, 3. A criação de estratégias de formulação de políticas públicas pautadas no patrimônio arqueológico vulnerável.

Estudo do Patrimônio Arqueológico, Histórico e Cultural da Fazenda Argentina, Unicamp (Projeto HIDS)

O diagnóstico arqueológico da área do HIDS foi iniciado pela ANX Engenharia e Arqueologia Ltda. Contratada pela Funcamp, a ANX atua em projetos potencialmente impactantes ao patrimônio arqueológico e cultural. De acordo com o professor do Instituto de Biologia e coordenador da componente do Patrimônio do HIDS, Wesley Silva, a empresa fará o levantamento de áreas com potencial cênico, paisagístico ou natural, considerando patrimônio cultural, sítios arqueológicos e monumentos históricos da área do HIDS. Incluem-se aí áreas adjacentes (ADA) como a Cidade Universitária e o Parque das Universidades, e uma Zona de Amortecimento, onde estão os bairros Parque Rural Fazenda Santa Cândida, Jardim Miriam, Santa Genebra, Novo Barão Geraldo, Jardim Afife e Real Parque.


Coordenação Geral:
Wesley Rodrigues Silva (IB/Unicamp)


Componente Patrimônio Arqueológico, Histórico e Cultural

– Aline Vieira de Carvalho (Nepam/Unicamp)

– André Furtado (DPCT/Unicamp)

– Lindener Pareto Jr. (Depto. História/Unicamp)

– Marcos Tognon (Depto. História/Unicamp)

– Stela C. de Godoi (Faculdade de Ciências Sociais /PUC-CAMPINAS)


– Empresa de Arqueologia: ANX Engenharia e Arqueologia Ltda