Mudanças climáticas e patrimônios: novos caminhos abertos pela interdisciplinaridade

Seminário on-line do Nepam abre espaço para discussões de experiências, soluções e ações na área ambiental no contexto de isolamento social durante a pandemia de COVID-19
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Seminário on-line do Nepam abre espaço para discussões de experiências, soluções e ações na área ambiental no contexto de isolamento social durante a pandemia de COVID-19

Pesquisadores que estão à frente do Comitê Mudanças Climáticas e Patrimônio Icomos-BR vão falar sobre suas pesquisas no webinário “Mudanças climáticas e patrimônios: novos caminhos abertos pela interdisciplinaridade”. O objetivo é apresentar e discutir estudos e pesquisas que vêm sendo realizados sobre a emergência climática e seus efeitos sobre os bens culturais no Brasil.

O encontro virtual que acontece na próxima quarta-feira, 14 de abril, das 10h às 11h30, será transmitido pelo canal do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam) no YouTube. O evento integra o ciclo de encontros virtuais do Nepam, iniciados em 2020, que apresenta palestras, oficinas, debates, experimentações e atividades. O objetivo é discutir experiências, soluções e ações na área ambiental no contexto de isolamento social durante a pandemia de COVID-19. As inscrições podem ser feitas pelo link https://forms.gle/PwjScAUbtTNr3rns5. Os inscritos irão receber certificado de participação.

Aline Vieira de Carvalhocoordenadora do Comitê Mudanças Climáticas e Patrimônio Icomos-BR e pesquisadora da Unicamp, apresentará as perspectivas da área de Patrimônio e Mudanças Climáticas no Nepam, onde desenvolve investigações interdisciplinares nas grandes áreas das Ciências Ambientais e da História a partir dos recortes temáticos vinculados ao Patrimônio, Memória e a Arqueologia Pública. Investiga, por exemplo, como construir indicadores de vulnerabilidade socioambiental para o patrimônio arqueológico do litoral norte de São Paulo. Atua como responsável pelo Laboratório de Arqueologia Pública Paulo Duarte (LAP/Nepam). Desenvolve atividades como professora plena dos programas de pós-graduação em Ambiente e Sociedade, em História e no Mestrado Profissionalizante em História. 

Silvio Zancheti, arquiteto, doutor em Planejamento Urbano pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano (MDU) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ele falará sobre os desafios dos estudos e pesquisas que vêm sendo realizados sobre mudança climática e patrimônio que vão no sentido de responder a pergunta “O que fazer?: hoje, amanhã e depois de amanhã?”. Em 2001 fundou e coordenou o Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada (CECI). Foi coordenador da Cátedra UNESCO na Universidade UFPE e consultor do Banco Mundial  da Comunidade Europeia e do BID. Atualmente, coordena trabalhos de conservação no Convento Franciscano de Olinda, com financiamento do World Monuments Fund e pesquisa sobre indicadores de conservação para cidades históricas, com o apoio do CNPq e do Getty Conservation Institute.

Luciano da Silva, graduado em História (1995) pela Universidade Federal do Paraná, mestrado (2007) em História com concentração em Arqueologia pela Universidade Federal da Grande Dourados e doutorando em Memória Social e Patrimônio Cultural na Universidade Federal de Pelotas, falará sobre professores indígenas, mudanças climáticas e patrimônio cultural. Desde 1998 é professor do Curso de História da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Suas áreas de pesquisa abrangem teoria da história, arqueologia, patrimônio cultural e diversidade cultural. Fundou e presidiu a Associação de Pesquisa Xaraiés (2015-2017). É conselheiro do Setorial de Patrimônio Material do Conselho Nacional de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (CNPC-MINC) e do Conselho Estadual de Pesca de Mato Grosso, membro da Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB) e Associação Nacional de História (ANPUH). No Conselho Internacional de Monumentos e Sítios ICOMOS Brasil, integra os comitês científicos de Patrimônio Imaterial; Paisagens Culturais; e Mudanças Climáticas.

Cristina Fachini, pesquisadora do Instituto Agronômico, Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Capão Bonito (APTA/IAC/UPD Capão Bonito), abordará o tema “Patrimônio Alimentar e Mudanças Climáticas”. Graduou-se em Ciências Econômicas (2001) pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Obteve mestrado (2005) em Ciências (Economia Aplicada) pela Universidade de São Paulo, doutorado (2017) em Ambiente e Sociedade pelo Nepam/Unicamp e em Turismo pela Universidade de Girona, Espanha. Suas áreas de pesquisa abrangem temas ligados ao desenvolvimento territorial, identidade cultural, patrimônio, gastronomia, turismo e sustentabilidade. Atualmente é pesquisadora de pós-doutorado no Nepam. 

Luana Campos, doutora pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro no programa Quaternário, Materiais e Culturas com apoio financeiro do programa de doutorado Pleno do Exterior CAPES, reconhecido no Brasil pelo Departamento de Arqueologia da Universidade de Pernambuco (UFPE). Ela apresentará a palestra “Mudanças climáticas e seus efeitos sobre o patrimônio cultural”. Mestra pelo programa Erasmus mundus “Quaternário e Pré-história” através do mestrado em Arqueologia Pré-histórica e Arte Rupestre da Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro, Portugal. Pós Graduada em Antropologia Forense pela Universidade de Coimbra/INML. Especialista em SIG pelo Instituto Técnico de Tomar. Graduada em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Associada ao CGeo – Centro de Geociências da Universidade de Coimbra e ao Comité Científico ICOMOS-BR sobre Mudanças Climáticas. Professora no Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do IPHAN.  Atua nas áreas de arqueologia, patrimônio cultural, alterações climáticas, comportamento humano e história. Atualmente é pesquisadora do Laboratório de Arqueologia Pública Paulo Duarte (LAP/Nepam).

Mais informações: www.nepam.unicamp.br/ciclo-de-webinarios-nepam-2020-21/

Deixe seu comentário

Leia mais

LAP lança novo site

Com uma abordagem mais descontraída, o novo canal pretende ajudar na divulgação científica, educação patrimonial, proteção e valorização do patrimônio cultural arqueológico.

No more posts to show

Contato
Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais – NEPAM
Universidade Estadual de Campinas – Unicamp
Rua dos Flamboyants, 155 – Cidade Universitária Zeferino Vaz
Campinas – CEP 13083-867 – São Paulo – Brasil
Fone: (19) 3251-7690
E-mail: lapunicamp@gmail.com

© 2022 LAP-PAULO DUARTE. Por Marcos Pereira. Laboratório de Arqueologia Pública “Paulo Duarte”.