Laboratório de Arqueologia Pública Paulo Duarte

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Divulgação Científica e Arqueologia Pública

  Visando a disseminação dos aspectos Públicos, Sociais e Políticos da Arqueologia, o LAP desenvolve diversos projetos, dentre os quais:

 

Arqueologia: as histórias presentes em nossas vidas

O projeto procurou promover o diálogo entre Arqueologia Pública e Divulgação Científica e, para tanto, propôs a divulgação da Arqueologia para o público infantil por meio de um livro e oficinas que foram realizadas durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2014.

A Semana é um importante evento anual organizado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.

O projeto teve parcerias com a Universidade Federal de Alfenas e com a Universidade Federal de Pelotas.

Assim, as oficinas foram realizadas em escolas públicas das cidades de Campinas – SP, Alfenas – MG e Pelotas – RS.

Foram atendidas mais de 500 crianças e distribuídos mais de 600 livros, inclusive para as bibliotecas das escolas.

Todo projeto contou com financiamento do CNPq.

 

“LAP com as Escolas” – pesquisas, ações e metodologias em Arqueologia Pública

O projeto “LAP com as Escolas” tem por objetivo atuar com professores e alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio das escolas públicas de Campinas e região, conectando a universidade, por meio da Arqueologia, com a comunidade em geral. Desenvolvido desde o ano de 2012, o projeto visa à aproximação dos alunos de escolas públicas, por meio de conversas, palestras, oficinas e exposições ao mundo da Arqueologia. Através dessas atividades, os estudantes e professores podem conhecer, visualizar e tocar os materiais arqueológicos que estão sob a guarda do LAP e que foram retirados de escavações ocorridas na primeira década do século XXI em cidades dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Experiência nova para a grande maioria desses alunos, atividades como esta podem despertar novos interesses curiosidades, ao passo que proporcionam não apenas conhecimento e informação, mas também uma produção reflexiva sobre o papel da História e da Arqueologia. Atualmente o projeto passa por uma reestruturação.

 

Pibic em:

O “Pibic em” é um programa financiado pelo CNPq pelo qual estudantes do Ensino Médio de Escolas Públicas têm a oportunidade de participar de atividades dentro da universidade e sob a orientação de professores ou pesquisadores. Os objetivos do programa são “Fortalecer o processo de disseminação das informações e conhecimentos científicos e tecnológicos básicos, e desenvolver atitudes, habilidades e valores necessários à educação científica e tecnológica dos estudantes”. De outro lado, os docentes e estudantes de graduação ou pós-graduação têm a oportunidade de interagir de uma maneira única e direta com o ensino de nível médio. Ao final das bolsas, os alunos desenvolvem pequenos projetos de divulgação científica. O LAP vem recebendo alunos do ensino médio desde 2012. Abaixo, seguem dois produtos finais desenvolvidos pelo LAP e pelos alunos dessa modalidade de bolsa:

 

Trabalhos Desenvolvidos

– 2013 – História em quadrinhos “De dinossauros ao patrimônio – descobrindo a Arqueologia”.

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​​​​- 2014: Jogo de tabuleiro “Trilhas Culturais – Patrimônios Sul-Americanos”, no qual os jogadores deverão desvendar os bens tombados pela UNESCO na América do Sul.

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